Como ser sair bem num casting e se destacar da concorrência

Para quem já está no mercado de moda, beleza, eventos e afins, algumas atitudes podem parecer óbvias na hora de participar de um casting – processo de seleção para campanhas publicitárias, ensaios fotográficos e desfiles – porém elas fazem toda a diferença na hora da triagem.

A primeira dica é ater-se ao perfil solicitado no casting. Veja se a seleção é para moda, comercial ou evento. A modelo de moda costuma ter que responder a exigências como altura, peso e manequim, características mais livres para as modelos de comercial, segmento no qual conta muito a desenvoltura e fotogenia. Para as modelos de eventos, boa comunicação e simpatia são fundamentais. Portanto, invista em suas melhores características e só compareça a um casting se tiver o perfil solicitado.

Outra dica fundamental é a pontualidade. Nós brasileiros somos conhecidos pelos atrasos que, na verdade, é totalmente desrespeitoso com o outro. A regra aqui é para o casting, mas também vale para a vida. Nada pior do que ir participar de uma seleção e deixar as pessoas esperando. Pense na mensagem de irresponsabilidade que isso deixa. Estúdio, locação é tudo pago por hora, portanto, atrasar custa e não é pouco. Neste meio, quem se atrasa, também se queima, por melhor profissional que seja diante das câmeras e de uma passarela. Olho no relógio sempre para não deixar ninguém esperando.

Em relação ao que vestir, menos é mais, e nunca falha. A dica é investir em roupas básicas, com cores pouco chamativas e que valorizem seus pontos fortes. Quando um cliente abre um casting, ele quer ter a oportunidade de contratar profissionais que possam facilmente representar suas marcas. Quanto mais próximo ao básico, melhor.

Para as mulheres, a depilação precisar estar feita. Os homens devem dar preferência a se barbear. Se optar por manter a barba, que seja devidamente aparada, para não chamar mais atenção que o produto, certo?

Mesmo que não tenho sido pedido, vale levar uma roupa de banho (biquíni, maiô ou sunga) para o caso de o cliente resolver testar esses trajes na hora.

A maquiagem é indispensável, mas nada chamativo demais. Para as mulheres, base ou pó no rosto, blush para dar aquela corada básica, rímel para destacar os olhos e um batom básico, ou gloss para os lábios. Para os homens, novamente, atenção à barba, sobrancelhas bem desenhadas e penteadas com rímel transparente fazem toda a diferença. Por fim, unhas e cabelos sempre bem cortados e cuidados!

Não esqueça de levar seu book e ter suas medidas todas na ponta da língua, para o caso de o cliente perguntar. Então, tenha em mente a altura, as medidas do busto/tórax, do quadril, da cintura, o peso, o manequim e o calçado.

O comportamento durante a seleção também conta pontos. Simpatia, educação e elegância podem fazer toda a diferença na aprovação e devem ser direcionados a todos, desde a moça do café, passando por quem os recepciona, até os responsáveis pela seleção. Concentração é muito importante, por isso, evite as conversas paralelas, falar e rir alto.

Por fim, não passou no teste? Cabeça erguida para a próxima. Lembre-se de não sair falando mal de seleções, profissionais etc. Além de deselegante, estes são nichos que todos se conhecem e não vale se queimar, quando você pode simplesmente aceitar o resultado e se preparar melhor da próxima vez, lembrando que, às vezes, ficamos de fora de uma seleção simplesmente por não correspondermos às necessidades do cliente.

Profissionalismo, comprometimento e uma boa apresentação pessoal dão conta de boa parte do percurso para o sucesso em um casting, o resto é se encaixar no que o cliente busca e estar no lugar certo e na hora certa para que as coisas aconteçam.

Deixe uma resposta