O que saber antes de contratar uma agência de modelos

A agência de modelos é uma das ferramentas mais importantes da publicidade. É por meio delas que as empresas e marcas encontram as pessoas ideias para apresentarem produtos e serviços aos seus consumidores.

Para quem deseja seguir a carreira de modelo e manequim, contratar uma boa agência é fundamental. O mercado está cheio de agências prometendo participação em casting, desfiles e demais trabalhos, mas nem todas têm reais possibilidades de garantir o que promete. Por isso, preparamos uma série de dicas para quem está em busca de uma agência idônea para cuidar de seus projetos.

A primeira coisa é ter em mente que ser contratado por uma agência não é tarefa das mais fáceis. A boa notícia é que a contratação é o primeiro passo para a profissionalização e pode significar a entrada de muitos trabalhos, que é o que todos nós queremos, quando procuramos uma agência para chamar de nossa.

Faz parte deste processo a participação em testes, avaliação de diretores e bookers, além de uma rotina de cuidados com o seu corpo, que precisa estar sempre bem tratado e cuidado para chamar a atenção dos contratantes. Certifique-se de que as agências que você busca tem comprometimento com seus profissionais.

Entenda-se por comprometimento, preparar modelos e manequins para serem apresentados ao mercado, orientar quanto à conquista de trabalhos e viabilizar bom número de testes e contatos.

Procure se informar sobre a empresa, ligando para clientes e pedindo opinião a alguns modelos de seu casting, que poderão falar os pontos fortes e fracos da agência. Outra dica importante é saber o que você espera da profissão e procurar uma agência que tenha afinidade com o seu projeto de carreira. Por isso é importante manter o foco, selecionar agências que tenham afinidade com a forma como deseja atuar e evitando se desgastar com testes para locais que nem tenham muito a ver com o que deseja para sua carreira.

Selecionadas as agências em potencial, marque um horário para conhecer seu trabalho, atuação, instalações pessoalmente. No dia marcado, leve fotos que destaquem rosto e corpo. Se forem fotos de estúdio, cuidado com os tratamentos exagerados de imagens. Este é o momento que o avaliador precisa ter um registro mais fiel de como a pessoa realmente é.

Vale ressaltar que nem sempre as agências dão resposta na hora sobre a contratação, por isso, não fique ansioso (a), ou esperando o pior, porque pode demorar um pouco para as coisas acontecerem.

Quando a resposta positiva sai, a agência entra em contato sobre documentos a serem providenciados, se há a necessidade de ajustar medidas e tratamentos para pele, cabelos, unhas etc. Você também deverá providenciar um book de preferência com profissional indicado pela agência, por isso, tenha calma e espere para fazer o book profissional quando a contratação foi efetivada para não ter gastos desnecessários.

Para finalizar, a agência tem a responsabilidade de introduzir o(a) modelo no mercado, no meio em que melhor se adequa seja para comerciais de TV, modelo fotográfico, modelo manequim / fashion etc. Qualquer agência que diga que é responsabilidade do profissional correr atrás de testes e se apresentar ao mercado, não está sendo idônea, nem cumprindo seu papel de agenciador.

Deixe uma resposta